Bolo quente de chocolate com molho de alperces e gelado

O alperce é uma fruta oriunda do médio oriente e que pelo seu aroma bem como pelo facto de se poder secar e depois de seco ganhar um aroma mais intenso ganhou estatuto na pastelaria clássica , ligeiramente acido é óptimo para acompanhar bolos de chocolate sendo que o mais famoso é o Sacher Torte de Viena de Áustria, receita criada no séc. XIX por um aprendiz de pasteleiro a pedido de um ministro dos negócios estrangeiros que queria surpreender o seu homologo francês e conseguiu...
Mas o que lhe proponho é um doce muito simples mas saboroso, pelo menos para mim...um bolo quente de chocolate com molho de alperces e gelado
 
12 alperces
2 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de vinho do Porto
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
4 bolas de gelado de natas ou baunilha
 
Abra os 12 alperces, retire o caroço , polvilhe com duas colheres de sopa de açúcar e borrife com três colheres de sopa de vinho do Porto, deixe marinar durante duas horas , retire da marinada escorra bem e reserve.
Leve ao lume quatro colheres de sopa de açúcar e deixe caramelizar , acrescente os alperces escorridos e envolva-os no caramelo , junte uma colher de sopa de manteiga e o suco da marinada dos alperces, regue com um pouco mais de vinho do Porto, retire do lume e sirva com uma bola de gelado de natas com farripas de chocolate amargo. Acompanhe com um porto tawny 20 anos bem fresco.
 
Para o bolo de chocolate
6 gemas
6 claras em castelo
250 g de chocolate 70% cacau
200 g de manteiga
200 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
Bata as gemas com o açúcar , derreta o chocolate com a manteiga , envolva depois de derretido nas gemas , deite a farinha e envolva as claras batidas ,coloque em quatrou ou seis formas individuais untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e leve ao forno á temperatura de 180ºc durante 12 minutos. Retire coloque no prato ainda quente sirva com os alperces e o gelado de baunilha.