Concurso Chef Fish

 
O concurso Chef Fish desafia as escolas a elaborar receitas de produtos do mar, ajudando os alunos, enquanto consumidores, a fazer escolhas sustentáveis em prol do respeito pelo Oceano e seus recursos.
 
 
No Dia Mundial da Alimentação, a DECOJovem, convida todas as escolas do país a refletir sobre a temática da alimentação com atividades de sensibilização e informação lúdico-pedagógicas. Este ano letivo, todos os alunos desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário/profissional poderão participar no Concurso Chef Fish.
Para participar neste concurso, os alunos, com a ajuda dos seus professores, deverão constituir equipas e produzir vídeos com receitas culinárias de pescado originais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, na escolha e consumo do pescado, em prol do respeito e preservação do Oceano e dos seus recursos.
Como material de apoio ao concurso, os professores terão, ainda, disponível no site da DECOJovem, o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores, tais como: a importância da escolha de peixe sustentável; o pescado preferido dos portugueses com referência à disponibilidade dos stocks marinhos; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado; e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.
 
Para mais informações consulte o regulamento em: www.decojovem.pt
Visite, ainda, o site: www.oceanos.cienciaviva.pt e www.eeagrants.org
O projeto Chef Fish é concebido e implementado pela DECO e é cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pela DECO. Através dos fundos EEA Grants e Norway Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas e reforçar as relações bilaterais com os países beneficiários na Europa.