Fricasssé de dobrada

Em casa da minha tia havia coisas que eram e continuam a ser únicas, aí mesmo Bragança, uma das delícias pantagruélicas era o fricassé de dobrada sobre fatias bem tostadas de trigo, manjar celestial feito pelas mãos de uma santa.
Ingredientes:
2 kg de dobrada de vitela cozida
1 mão de vaca cozida
2 cenouras descascada em rodelas
200 g de cebola
2 dentes de alho

1 colher de pimentão picante
Pimenta preta q.b.
5 cl de vinho branco
4 gemas
Sumo de 2 limões
1 colher de sopa de salsa picada
 
Lave bem e dobrada e leve-a a cozer até ficar bem tenra, demora tempo mas tem que ficar bem tenrinha, a água deve ser temperada de sal, pimeta preta, folha de louro, meia cenoura, meia cebola, retire deixe arrefecer e corte em tiras. À parte coza a mão de vitela usando o mesmo processo de tempero, depois de bem cozida, retire , deixe arrefecer e corte em pedaços retirando todos os ossos.
Leve ao lume o azeite, a cebola picada, o alho picado, a folha de louro e deixe alourar, acrescente a cenoura em rodelas, deixe cozinhar, um pouco, acrescente o pimentão, refresque com o vinho branco, deixe ferver, junte a dobrada cozida cortada em tiras finas, a mão de vitela em pedaços pequenos, tempere de sal, pimenta preta, regue com a água da cozedura da mão de vitela e deixe apurar cerca de uma hora em lume muito brando.
Bata as gemas com o sumo de limão, retire um pouco do caldo e acrescente às gemas batidas, retire do lume a dobrada estufada, e acrecente em fio mexendo sempre as gemas com o caldo da dobrada, mexa bem, abafe , e sirva passado cinco minutos.
Coloque na travessa ou prato as fatias de pão de trigo torrado e  cubra com o fricassé de dobrada, salpique com salsa picada e acompanhe com puré ou batata cozida ou arroz branco, ou mesmo só com o pão pois chega muito … temos que ter cuidado com a saúde!