No dia 15 de março, a DECO celebra o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor marca o primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais do consumidor, quando John Kennedy afirmou que “todos somos consumidores”, defendendo o direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido. A DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, tem como missão, precisamente, a defesa destes direitos e legítimos interesses dos consumidores, desenvolvendo diversas atividades para tal fim. A DECO trabalha, há mais de 40 anos, para uma maior equidade nas relações de consumo e para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses, assegurando novas respostas aos desafios vindouros do consumo.
Sendo a sociedade de consumo cada vez mais global e complexa, a DECO aposta na sensibilização sobre os princípios do consumidor, sobre a importância de realizar atos de consumo informados, responsáveis e sustentáveis e também sobre como agir em caso de conflitos de consumo. Por isso, e para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a DECO tem preparadas sessões informativas por todo o país, junto da comunidade, em parceria com diversas organizações e em contexto escolar, junto dos jovens consumidores.
Como fazer as melhores escolhas de produtos e serviços no mercado? Como tomar as decisões mais acertadas? Que cuidados ter para evitar problemas? Que cuidados reforçados ter na assinatura de contratos? e Como reclamar e fazer valer os seus direitos? são algumas das questões frequentes levantadas pelos consumidores, às quais a DECO pretende dar resposta.
Mais informações sobre este tipo de ações disponíveis em www.decoforma.pt e em www.decojovem.pt.
Para qualquer esclarecimento adicional ou pedidos de apoio dirija-se à DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Delegação Regional do Norte – na Rua da Torrinha, nº 228-H,5º andar, 4050-610 Porto ou através do endereço deco.norte@deco.pt