Polvo guisado em vinho tinto

 
Acontece todos os anos na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores, um Festival de gastronomia integrado nas festividades desta cidade. Na verdade as festas aqui duram seis meses mas como dizia alguém, faz algum tempo, o Carnaval em Portugal dura o ano inteiro, mas não entremos na política, mas antes pela porta da cozinha, que embora com tachos é sempre mais pura e saudável.
Assim trago até vós uma receita bem açoriana, simples na confecção, plena de sabor e que me faz recordar tanto a minha infância e adolescência em terras brigantinas... Em breve começam as novenas da Senhora das Graças, nunca faltava! Vá por mim...
 
Ingredientes
 
1 polvo congelado, grande, com 4 kg pelo menos
8 batatas grandes descascadas e cortadas em gomos
2 cebola picadas
1 dente de alho picado
3 dl de vinho tinto bom (mau vinho não faz boa comida)
1 dl de azeite (trasmontano, claro)
6 grãos de pimenta preta
Salsa picada
1 Folha de louro
1 Malagueta
Sal q.b.
 
Preparação:
Descongele o polvo e leve-o a cozer na panela de pressão por cerca de vinte minutos com a folha de louro, um quarto de cebola e um copo de água; ao fim dos vinte minutos, deixe arrefecer a panela de pressão, abra com segurança e retire o polvo.
Leve ao lume a cebola e o alho picado com o azeite e deixe alourar, acrescente a malagueta, a pimenta preta, o sal, e junte o polvo cortado em pedaços e deixe refogar, acrescente a colher e sopa rasa de farinha e envolva tudo muito bem, deixe cozinhar a farinha na gordura, acrescente o vinho tinto e uma parte da água da cozedura do polvo, deixe estufar lentamente, com as batatas cortadas com gomos durante dez minutos, salpique com a salsa picada no momento de servir.