Sopa de batata com queque de alheira sobre cogumelos

Para os mais radicais, que hoje, infelizmente,  parece que são mais que muitos pelo mundo fora, este receita vai parecer ofensiva, para os que se arriscam em aventuras gastronómicas mais arrojadas mas mantendo os valores da tradição que semanticamente quer dizer transmitir tendo em conta também inovação e respeito pelo passado aqui fica uma receita ousada para um dia que queira fazer uma jantar mais sofisticado com os produtos que as nossas terras transmontanas nos dão.
 
Sopa de batata com queque de alheira sobre cogumelos
 
Sopa
4 batatas médias
1 cebola
50 g de alho francês só parte branca
4 colheres de azeite
 
Leve ao lume o azeite com a cebola e o alho francês e deixe refogar um pouco, acrescente as batatas cortadas em cubinhos e junte litro e meio de água a ferver, deixe cozinhar durante meia hora e passe tudo pela varinha mágica. Tempere de sal e pimenta  
 
Para os cogumelos
 
200 g de cogumelos variados
2 Dentes de alho
1 Cebola pequena picada
2 Colheres de azeite
 
Pique os cogumelos, junte aos alhos e cebola picada , junte ao azeite quente misture tudo muito bem retire, tempere de sal e pimenta. Retire do lume e escorra.
 
Para o queque de alheira
 
1 alheira
1 colher de azeite
 
Leve uma frigideira ao lume com o azeite e brandamente aloure a alheira, de seguida retire as pontas e passe por um robot de cozinha com ajuda de duas colheres de sobremesa tosta na frigideira quatro queques como se fossem bolinhos de bacalhau, retire-os e escorra-os.
 
No prato coloque o creme de batata no centro uma colher de sopa de cogumelos e sobre os cogumelos o queque de alheira coloque um fio de cebolinho e sirva bem quente em pratos fundos …sobretudo com muito carinho