Torta de amêndoas e nozes

Ao fim de muitos anos percorri de novo as ruas da cidade de Bragança na Procissão da Senhora das Graças. Confesso a minha emoção, não só por recordar os tempos idos, mas sobretudo e acima de tudo por ver que a minha cidade do coração, continua fiel à sua Padroeira e que as ruas se enchem, se enfeitam, as janelas são enriquecidas com colchas e que os olhos do brigantinos brilham quando a Mãe admirável passeia pela sua cidade derramando as suas graças… fica uma das receitas que pautava a mesa lá de casa neste dia!

Torta de amêndoas e nozes

· 8 ovos

· 250 g de açúcar

· 120 g de miolo farinha de amêndoas

· 120 g de nozes raladas

· Manteiga para barrar

Polvilhe um tabuleiro rectangular com manteiga e forre com papel vegetal untado com manteiga.

Bata as gemas com o açúcar na batedeira na velocidade máxima durante três minutos, junte a farinha de amêndoas e as nozes moídas. Bata as claras em castelo e envolva na massa. Leve ao forno num tabuleiro á temperatura de 180ºc durante vinte minutos, retire do forno coloque em cima de um pano polvilhado com açúcar cristalizado, barre com o creme de ovos e enrole com o pano e coloque numa torteira de porcelana.

Creme de ovos

· 10 gemas de ovos

· Casca de um limão

· 200 g de açúcar

· Leve ao lume o açúcar com meia chávena de chá de água deixe ferver durante quatro minutos com a casca de limão, retire do lume e deixe arrefecer um pouco e junte ás gemas batendo com as varas , leve de novo ao lume a engrossar.