Diocese

Ano letivo do IDEP prestes a começar

Publicado por AGR em Qui, 2014-09-25 10:46

Ainda se encontram abertas as matrículas para o terceiro ano do curso básico de Teologia do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, que funciona em Bragança.
Reativado por D. José Cordeiro em 2012, o IDEP é uma escola teológica, pertencente à diocese de Bragança-Miranda, que desenvolve atividades formativas com o objetivo de contribuir para a formação permanente dos fiéis, preocupando-se assim com a formação de agentes pastorais, a preparação básica dos professores de EMRC e possibilita também a reflexão teológica e pastoral.
Funciona por ciclos, de modo que os alunos que este ano se matricularem pela primeira vez frequentarão o primeiro ano.
Destina-se, essencialmente, a leigos propostos pelos párocos ou com vontade própria de adquirir conhecimentos básicos de Teologia e Pastoral, ao Clero, a religiosos (as), animadores, cooperadores, catequistas, professores de EMRC e candidatos ao Diaconado Permanente. As aulas funcionam às sextas-feiras, das 20h30 às 22h30 e aos sábados, das 9h às 12h, no salão da Casa Episcopal.
D. José Cordeiro, bispo da diocese, é um dos professores do IDEP (de Liturgia dos Sacramentos), assim como o Pe. Tiago Alves (Música), o cónego Adelino Paes (Vaticano II), o Pe. José Luís Pombal (Catecismo da Igreja Católica) e  o Dr. César Urbino (Psicologia).
Este ano, e correspondendo a um repto lançado ao próprio bispo, D. José Cordeiro, o IDEP vai, também, disponibilizar neste primeiro semestre um curso de Doutrina Social da Igreja, entre 17 de outubro e 30 de janeiro de 2015 (um semestre), no Centro Juvenil Salesiano, em Mirandela.

Tags

Assinaturas MDB