Torre de Moncorvo

Berçário para desova de peixes do Baixo Sabor já em funcionamento

Publicado por FP em Qua, 2018-08-01 18:07

O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor revelou que o berçário para a nidificação dos peixes do rio Sabor já entrou em funcionamento e está situado na ribeira da Vilariça, no concelho de Torre de Moncorvo.
"Este berçário vai funcionar principalmente em anos de seca, em que o caudal da ribeira da Vilariça baixa, e para compensar será bombeada água proveniente da barragem do Baixo Sabor, para manter a desova de algumas espécies de peixes do rio, principalmente as bogas", explicou, Nuno Gonçalves.
O berçário para a desova dos peixes do rio Sabor, nomeadamente as bogas, é uma medida de compensação ambiental resultante da construção da barragem do Baixo Sabor e que era aguardada, há alguns anos, pela comunidade piscatória que habita aquela zona ribeirinha entre o rio Douro e Sabor.
"Como a fauna piscícola não pode seguir o seu curso normal, devido ao paredão da barragem, foi criado este sistema de nidificação, num lençol de águas límpida, que vai ajudar a manter algumas espécies de pequenos peixes, que são muito apreciadas neste território", afiançou o autarca, que é também presidente da Câmara de Torre Moncorvo.

Assinaturas MDB