Bragança

Câmara faculta transportes gratuitos a todos os alunos do ensino obrigatório

Publicado por Redação em Qua, 2018-09-12 16:59

O município de Bragança prepara-se para conceder o passe escolar a todos os alunos do ensino obrigatório residentes no concelho. A decisão foi tomada em Reunião de Câmara, no dia 10 de setembro.
A autarquia pretende alargar o atual apoio prestado aos alunos, no qual o município assegura a totalidade dos custos a todos os alunos até ao final do 3.º ciclo do ensino básico e comparticipa em 50 % o custo com o transporte escolar a todos os alunos do ensino secundário. "Doravante, o Município de Bragança passa a garantir o transporte gratuito a todos os alunos que frequentam as escolas do concelho, a mais de 3 ou 4 km (se as escolas dispuserem de refeitório ou não) dos Estabelecimentos de Ensino Referência, e que frequentem o Ensino Secundário, em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do município, desde que os mesmos não sejam objeto de comparticipações ou bolsas, por frequência de cursos que sejam financiados e comparticipem este tipo de transporte", divulgou uma fonte. O investimento anual é superior a 40 mil euros.
Tendo em conta que, em Portugal, a escolaridade obrigatória está fixada até aos 18 anos de idade, a Câmara Municipal de Bragança, apostada na promoção do acesso à educação e do sucesso escolar dos alunos, pretende, com esta medida, apoiar e tornar efetivo o cumprimento do dever de frequência dos alunos até ao 12.º ano, contribuindo para que todos possam usufruir das mesmas oportunidades de frequência no ensino.

Assinaturas MDB