Miranda do Douro

Cidade assinala 472 anos e distingue instituições e personalidades da terra ligadas a diversas áreas

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2017-07-13 12:20

A cidade de Miranda do Douro está a celebrar os 472 anos de elevação à categoria de Cidade (1545-2017) , com um conjunto de atividades culturais, recreativas, musicais, desportivas  e socais que mobilizam a sociedade mirandesa  e que se prologam até ao dia 18 julho.
Uma dos momentos marcantes das celebrações foi a distinção de diversas personalidades e instituições que marcam ou marcaram a história e o quotidiano das gentes mirandesas e oriundas de diversas áreas, desde a política à agricultura, passando pelas artes ou conservação do património.
De entre os agraciados com a Medalha de Mérito Municipal está a presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Douro e atual provedora da Santa Casa da Misericórdia, Jacinta Fernandes. A esta personalidade junta-se o comandante Honorário dos Bombeiros de Miranda do Douro, Irondino João e o comandante dos bombeiros de Sendim, José Campos.
Com o Medalha de Honra Municipal foram agraciadas a Associação de Criadores de Raça Bovina Mirandesa, a Associação de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino.
Na cultural e defesa do património foi distinguido o Museu das Terras de Miranda, que este ano assinalam 25 anos de existência.

 (artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB