Diocese de Bragança-Miranda

Decreto de nomeações

Publicado por Redação em Sex, 2016-07-22 10:26

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica,
44º Bispo de Bragança-Miranda

DECRETO Nº 006/2016
Nomeações
Aos que este decreto virem, saúde, bênção, misericórdia e paz.
Peregrinos na Santidade misericordiosa de Deus, somos chamados à alegria de evangelizar como Maria.
Na fidelidade à Palavra de Deus, à nossa Vocação, às orientações do Concílio Vaticano II e no âmbito da reorganização pastoral diocesana em curso, publicamos as seguintes nomeações, juntamente com o mapa das 22 Unidades Pastorais agora demarcado:

A) SEMINÁRIO DE SÃO JOSÉ (completamento da Equipa Formativa para o Biénio 2016-2018):
* Vice–Reitor do Seminário Diocesano de S. José e Formador do Seminário Maior Interdiocesano de S. José: Padre António Joaquim Rodrigues Magalhães;
* Aconselhamento psicológico: Sandra Maria Vale.
B) FORMAÇÃO PERMANENTE PARA O CLERO:
• Padre José Luís Amaro Pombal, História da Igreja na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana e residente no Pontifício Colégio Português em Roma.
• Padre Delfim Jorge Esteves Gomes, Vigário Episcopal para o Clero, com o especial cuidado dos Padres Novos, Vocações, Ministérios e Casa Pastoral.
• Diácono Duarte Manuel Caldas Gonçalves, tirocínio pastoral na Cúria Diocesana, e Paróquias da Unidade Pastoral Senhora da Saúde confiadas ao Padre Paulo Amílcar Lourenço Pimparel, Ecónomo Diocesano.
C) ARCIPRESTADO DE BRAGANÇA:
1. Unidade Pastoral Senhora das Graças
Paróquias: Sé, Santa Maria e S. Vicente, S. Bento e S. Francisco, Escolar, Santos Mártires, Santo Condestável e S. Tiago - Párocos “in Solidum”: Padre Fernando António Calado Rodrigues, Padre José Manuel Bento Soares e Padre Octávio Sobrinho Alves.
Paróquias: Alfaião, Samil com anexa de Cabeça Boa e S. Pedro dos Sarracenos – Pároco: Padre António Carlos Estevinho Pires.
2. Unidade Pastoral Senhora da Serra
Párocos “in Solidum”: Padre Manuel José Martins Rodrigues e Padre Júlio Costa Gomes.
D) ARCIPRESTADO DE MIRANDA:
1. Unidade Pastoral Senhora do Caminho
Paróquias: Mogadouro com a anexa de Zava, Vila de Ala com as anexas de Santiago e Paçó, Variz com anexa de Vilariça, Castanheira e Saldanha – Pároco: Padre Nélson César Pinto Silva.
Paróquias: Bemposta com as anexas de Lamoso e Cardal do Douro, Urrós, Travanca com as anexas de Figueirinha, Granja e Gregos, Brunhosinho, Tó e Sanhoane – Administrador Paroquial: Padre Pedro Armando Samões.
Paróquias: Peredo de Bemposta com a anexa de Algosinho, Ventoselo, Vilarinho dos Galegos e Vila dos Sinos – Pároco: Cónego Dino dos Santos Parra.
E) ARCIPRESTADO DE MIRANDELA:
1. Unidade Pastoral Senhora do Amparo
Paróquias: Cachão; Frechas; Freixeda; São João Bosco com a anexa Freixedinha; São Salvador; Vale da Sancha, Vila Verde, Avidagos com as anexas de Carvalhal e Palorca; Barcel com anexa de Longra; Cobro com a anexa de Rego de Vide; Franco; Lamas de Orelhão com a anexa de Fonte da Urze; Marmelos com a anexa de S. Pedro Vale do Conde; Navalho; Passos; Pereira; São Bento com a anexa Bronceda; Valverde da Gestosa, Vila Boa, Abambres com as anexas Vale de Juncal e Vale de Martinho; Bouça com a anexa Ferradosa; Carvalhais com as anexas Contins, Vila Nova das Patas e Vilar de Ledra; Cedães, Romeu com as anexas Jerusalém do Romeu, Vale do Couço, Vale de Lobo, Vila Verdinho e Vimieiro; Senhora da Encarnação com a anexa Vale de Madeiro; Vale de Asnes com a anexa de Cedainhos e Vale de Gouvinhas com as anexas Quintas, Valbom Pitez e Vale Maior - Párocos “in Solidum: Padre José Augusto Fernandes, SDB, Padre Tiago Ricardo Fernandes Alves e Cónego Valentim dos Santos Bom com o Vigário Paroquial, Padre Bruno Miguel Sarmento Dias.
2. Unidade Pastoral de Macedo
Párocos “in Solidum”: Padres Basileu dos Anjos Pires, MIC, Eduardo Alexandre Esteves Novo, MIC, e Cónego Manuel Inácio de Melo. Vigários Paroquiais: Padres Fidel Ortega, MIC e Roberto Carlos Felipe, MIC. Diácono: Ilídio Manuel Fernandes Alves Mesquita.
3. Unidade Pastoral de Santo António
Pároco: Padre Manuel Augusto Rodrigues Ribeiro; Diácono: Norberto Constantino Diegues.
F) ARCIPRESTADO DE MONCORVO:
1. Unidade Pastoral de Ansiães
Párocos “in Solidum”: Padre Humberto José Coelho e Padre Óscar Alexandre Afonso Paiva.
Paróquia de Abreiro com anexa de Milhais – Administrador Paroquial: Padre Humberto José Coelho.
2. Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires
Pároco: Padre José António de Almeida Machado com o Vigário Paroquial: Padre Ivo Gilberto Ferreira Fernandes.
3. Unidade Pastoral de S. José
Paróquias: Torre de Moncorvo, Açoreira com a anexa de Sequeiros, Cabeça Boa com as anexas de Cabanas de Baixo e Foz do sabor, Cabeça de Mouro com a anexa de Cabanas de Cima, Castedo, Horta da Vilariça, Junqueira com a anexa de Nozelos, Vide e Lousa – Pároco: Padre Sérgio Fernandes Pêra.
Paróquias: Carviçais com as anexas de Estrada, Macieirinha, Martim Tirado, Nogueirinha, Peladinhas e Pereiras, Mós com as anexas de Centeeiros e Odreira, Souto da Velha, Felgar com anexa de Carvalhal – Pároco: Cónego José Bernardo Machado Vicente.
Paróquias: Felgueiras com anexa de Quintas do Corisco, Peredo dos Castelhanos, Urros, Maçores, Larinho, Adeganha, Cardanha com anexa da Póvoa, e Estevais – Pároco: Cónego João António de Barros.
G) JUBILAÇÃO (com viva gratidão do Bispo e de toda a Diocese):
Padre Albano Joaquim da Silva; Cónego Eugénio Augusto Sobrinho; Cónego Artur Lázaro Parreira; Cónego Francisco do Patrocínio Silva; Padre António José Fernandes.
H) OUTRAS NOMEAÇÕES
As nomeações para outros serviços da Pastoral Diocesana sectorial serão publicadas até Setembro de 2016.

Os Presbíteros que cessam o ministério paroquial nas Paróquias a eles confiadas até agora, cessam a sua jurisdição com a tomada de posse do seu sucessor. Estes Presbíteros cessantes devem fechar as contas das respetivas Paróquias e apresentá-las ao visto na Cúria Diocesana e entregar cuidadosamente ao sucessor os Livros Paroquiais. Todos os nomeados devem iniciar o seu ministério pastoral durante a primeira quinzena do mês de Setembro de 2015.
Ao concluir o projeto pastoral 2012-2017 sob o lema «repartir de Cristo nos caminhos da Missão», propomo-nos evangelizar como Maria, a primeira peregrina da fé, e com Ela dizer: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo2, 5). Estas palavras constituem um programa de vida cristã. Maria aponta sempre para Jesus e é a sua porta-voz. Ela existe para mostrar Deus a todas as gerações. Ficar só na devoção a Maria é desconhecer e trair a sua missão. Como Ela e com Ela há que passar aos sacramentos, à Palavra de Deus, à Igreja, aos irmãos. A devoção a Nossa Senhora é uma característica essencial da fé cristã nas pessoas do Nordeste Transmontano. Por isso, o Povo Santo de Deus aprendeu e não perde o gosto de peregrinar aos santuários marianos e vê em Maria «a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida» (Papa Francisco, Evangelii Gaudium 286).

Bragança, 18 de Julho de 2016, Memória do Beato Bartolomeu dos Mártires, Bispo.

X José Manuel Garcia Cordeiro
Bispo de Bragança- Miranda
L+S
Cón. Abílio Augusto Miguel
Chanceler

Assinaturas MDB