Diocese de Bragança-Miranda

Faleceu o Cón. Joaquim Ochoa, fundador do santuário dos Cerejais

Publicado por SDCS em Ter, 2017-04-18 11:22

Faleceu  o Cón. Manuel Joaquim Ochôa, aos 92 anos. O funeral decorre esta terça-feira, às 14h30, no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires. Preside o bispo diocesano, D. José Cordeiro.
Nascido nos Cerejais, concelho de Alfândega Fé, ingressou no Seminário de Vinhais em 1937 e, volvidos dois anos, no Seminário de S. José de Bragança. Em 1947 concluiu o curso de Teologia, foi ordenado diácono e foi para Roma frequentar a Universidade Gregoriana. A 21 de fevereiro de 1948 foi ordenado presbítero na Basílica de S. João de Latrão. Celebrou a primeira missa no dia seguinte, nas Catacumbas de S. Calisto.
Licenciou-se em Teologia Dogmática, na Universidade Gregoriana, e da Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico.
Em outubro de 1952 iniciou a sua ação pastoral na Diocese de Bragança-Miranda. Foi docente e bibliotecário no Seminário de S. José de Bragança; docente no Colégio do Sagrado Coração de Jesus e assistente diocesano da Ação Católica.
Em 1955 foi nomeado assistente nacional de vários organismos da Ação Católica e professor do Magistério Primário, em Lisboa.
Docente de Religião e Moral no Liceu de Bragança também foi autor de três livros com difusão pelas escolas e, durante um ano, fez um curso de Catequética na Universidade de Estrasburgo.
Em 1971 foi nomeado assistente da Missão Católica Portuguesa em Colónia, na Alemanha, e aí permaneceu, durante cerca de onze anos. Durante esse período criou três novas Missões católicas para portugueses, nomeadamente, em Hilden, Remscheid e Bona.
Em 1982, por motivos de saúde, regressa a Portugal e fixa-se nos Cerejais, sua terra natal, para aí concluir a obra que iniciou em 1961: o Santuário do Imaculado Coração de Maria.
Em 1993 assumiu a paróquia de Cerejais. De 1994 a 2003 também paroquiou as comunidades de Vila Chão e Sendim da Ribeira.
Em 2000 foi nomeado “Cónego Capitular” por D. António José Rafael, e em 2002, assume o Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima.
Ao longo da sua vida pastoral, publicou diversos artigos em jornais, revistas e enciclopédias. Residia, atualmente, no Santuário, em Cerejais.
 
 

Assinaturas MDB