Motociclismo

Freixo de Espada à Cinta acolheu a festa do Motocrosse

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2014-03-27 12:25

Foi um domingo de festa em Freixo de Espada à Cinta, com um vice-campeão mundial de motocrosse e um campeão mundial de todo-o-terreno a marcarem presença na jornada de abertura do campeonato nacional de MX, que se realizou na pista multiusos da Junta de Freguesia.  Com a hotelaria esgotada em todo o concelho e a restauração sem mãos a medir, dada a enchente que acorreu àquela vila do Nordeste Transmontano, o mundialista Rui Gonçalves e os restantes 83 pilotos presentes deram espetáculo ao muito público presente na pista de Freixo.
Hélder Rodrigues, que já foi campeão do mundo de TT e terminou duas vezes no pódio do Dakar, também marcou presença nesta jornada, como forma de preparar o rali do Dubai, já no início de abril.
Mas a maior parte dos olhares estavam concentrados no transmontano Rui Gonçalves que voltava a correr em Portugal, dez anos depois.
“Foi muito importante para mim e estou contente”, frisou, no final.
O piloto da Yamaha mostrou um ritmo muito acima dos demais concorrentes, vencendo a manga de MX1 e a final de Elite sem margem para dúvidas. “Na primeira manga não deu para puxar até ao fim mas na segunda já me senti melhor”, frisou o piloto de Vidago, sob o olhar atento do seu pai, natural de Izeda (Bragança).
Mesmo assim, RG frisou que o principal objetivo é “preparar o Mundial”, tendo já seguido rumo ao Brasil onde domingo tem a terceira jornada do campeonato.
Hugo Basaúla foi o segundo classificado nas duas mangas enquanto Joaquim Rodrigues Jr., que também já passou pelo Mundial e pelos EUA, venceu a corrida de MX2, desistindo na final com a roda de trás furada. Pior sorte teve o seu companheiro de equipa, o transmontano Hugo Santos, com problemas na roda traseira nas duas corridas da tarde. Motivos mais do que suficientes para Raúl Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, fazer um “balanço positivo” do evento, que é “para continuar”.

Tags

Assinaturas MDB