Mirandela

Manuel Monteiro deu lição sobre a (falta) de ética na vida pública

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2019-03-07 11:31

O antigo líder do CDS/PP, retirado da política há mais de 10 anos, foi a figura convidada para uma conferência promovida pela concelhia de Mirandela.

Nos dias que correm, a ética na vida pública está claramente muito abaixo do desejável, “mas o exemplo precisa de vir de cada um de nós”.

Uma ideia defendida, em Mirandela, por Manuel Monteiro, numa conferência sobre a ética na vida pública, no passado sábado, no Museu da Oliveira e do Azeite.

O antigo líder do CDS, entre 1992 e 2003, não tem dúvidas que a ética dos que exercem cargos públicos anda pelas ruas da amargura, mas Manuel Monteiro entende que este estado de coisas só vai alterar-se se cada um de nós der o exemplo e só assim podemos reivindicar um maior grau de exigência a quem exerce esses cargos. “Se admitimos votar numa pessoa, porque faz obras, mas que sabemos que é desonesta, eu não posso criticar a vida pública sem deixar de me criticar a mim próprio. Não tenho a ideia de responsabilizar os outros sem me responsabilizar a mim próprio em primeiro lugar, ou seja, se não tiver um grau de exigência comigo próprio, não posso ter um grau de exigência com os outros, nomeadamente com aqueles que nos governam”, adianta.

Assinaturas MDB