Mirandela

Ministro da Educação confirmado nas jornadas dos conselhos raianos

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2018-12-14 09:37

O Ministro da Educação é um dos participantes nas jornadas do Conselho-Laboratório: “A Escola e o Futuro dos Territórios Raianos” que vão acontecer, no próximo sábado, na Escola Profissional de Agricultura (EPA) em Carvalhais, numa organização da RIONOR, em colaboração com o IPB, o Centro Ciência Viva de Bragança, e com apoios da Junta de Castela e Leão, do Ayuntamiento, da Diputación e da Caja Rural de Zamora, das Câmaras de Bragança e de Mirandela.

Para além do titular da pasta de educação, Tiago Brandão Rodrigues, também está confirmada a presença do Conselheiro de Educação do Governo Autónomo de Castela e Leão, Fernando Rey.

As novidades foram avançadas por Francisco Alves, da RIONOR, na conferência de imprensa, de apresentação destas jornadas, que aconteceu, na passada terça-feira, em Mirandela. “A presença destas duas figuras, para além do reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer no terreno, expressam também a vontade clara de ambos os Governos em reforçar os programas transfronteiriços no âmbito da educação, com os quais é legítimo esperar de um e do outro lado da fronteira”, afirmou Francisco Alves.

Muito embora o trabalho da RIONOR vise essencialmente o apelo à participação cívica e ao reforço da cidadania, com as presenças destes governantes “pensamos que estão criadas as condições para dar um novo fôlego aos programas de cooperação transfronteiriça”, sublinhou.

À imagem do que sucedeu no Conselho-Laboratório de Zamora, do dia 27 de outubro, o evento conta com peritos em educação e em desenvolvimento rural e espera também acolher cerca de uma centena de professores e cidadãos em geral de um e do outro lado da fronteira.

Para além do interesse em questionar a atual escola e o futuro, os participantes “também desejam reforçar laços de amizade transfronteiriça”, adiantou Francisco Alves.
Já a presidente do Município de Mirandela elogia a qualidade do evento. Esperamos que seja um acontecimento que tenha muita gente para ajudar na procura de soluções na educação e de como podemos fixar gente qualificada nos territórios raianos”, afirmou Júlia Rodrigues.

Também o diretor da EPA de Carvalhais, anfitrião deste conselho laboratório, vê nestas jornadas uma janela de oportunidade que se abre. “Vai ser um dia importante para a nossa escola e o facto de termos o Ministro da Educação simboliza uma aposta no ensino profissional que pretendemos aproveitar para lhe dar a conhecer a nossa realidade e as nossas preocupações”, adiantou Manuel Taveira.

Assinaturas MDB