Mirandela

Via Sacra regressa a Mirandela esta Sexta-feira Santa

Publicado por AGR em Qui, 2019-04-18 14:25

A Unidade Pastoral Senhora do Amparo, em Mirandela, vai recuperar este ano a Via Sacra tradicional, pelas ruas da cidade de Mirandela.

“No ano passado, este momento de vivência e testemunho de fé não se realizou. Este ano, os Párocos da Unidade Pastoral decidiram lançar novamente o desafio aos leigos”, explicou o Pe. Júlio Gomes, que reuniu um grupo de cerca 20 leigos das várias paróquias para projetarem a celebração da Via Sacra.

Esta celebração decorre “em pareceria com várias entidades como a Câmara Municipal, a Proteção Civil, PSP, Santa Casa da Misericórdia, Confraria Nossa Senhora do Amparo, Fundação Salesianos-Salesianos de Mirandela, Rádio Terra Quente, Escola Profissional de Arte de Mirandela Exproarte, representada pelo professor José Francisco e Eletro Tua”, explicou ainda.

“Uniram-se as vontades e começaram os ensaios, com cerca de 30 figurantes das várias paróquias. Ao todo, estão mais de meia centena de pessoas envolvidas na preparação da Via Sacra”, destacou o Pe. Júlio Gomes.

Os párocos envolvidos são o Pe. Tiago Alves, o Cón. Valentim Bom e o Pe. José Fernandes, bem como o administrador paroquial, o Pe. Duarte Gonçalves.

“Decidiu-se reativar a Via Sacra por ser um momento forte de catequese sobre a Paixão e morte de Jesus, que em anos anteriores atraía centenas de pessoas dos mais variados lugares do concelho e de concelhos vizinhos. Para além de catequese, é um momento de reavivar a fé, no ritmo dos passos de Jesus até ao calvário. É também um trabalho preparatório de grande dimensão que provoca uma unidade de esforços e consolida mais a unidade na Unidade Pastoral”, concluiu o Pe. Júlio Gomes.

Assinaturas MDB