Nordeste Transmontano

Transportes públicos baixam 15 por cento

Publicado por GL em Qui, 2019-04-18 10:06

Os habitantes nos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM) vão beneficiar de uma redução de 15% no tarifário dos transportes públicos municipais, regionais e intermunicipais. A medida foi anunciada pelo presidente da CIM, Artur Nunes, autarca de Miranda do Douro, na passada quarta-feira, em Bragança.
A CIM conta com um apoio de 175 mil euros por parte do governo, que permite baixar o preço dos bilhetes e passes sociais, bem como o aumento da oferta, com novas carreiras no período de férias dos estudantes, entre junho e setembro, bem como o reforço das carreiras nomeadamente no período escolar. “O valor é baixo face às necessidades. Nesta primeira fase quisemos perceber quantos operadoras trabalham na CIM, o número de utilizadores e a frequência de utilizadores”, explicou Artur Nunes. Nestes concelhos operam cinco empresas transportadoras. Por exemplo no trajeto entre Bragança-Miranda do Douro o passe mensal custa 144,80 euros e vai passar a custar 123,10 euros. O bilhete simples custa 8,20 euros e passará a custar 7 euros. Entre Mirandela e Vila Flor o passe mensal estava em 98 euros e baixa para 83,30 euros; o bilhete simples baixa de 3,55 para 3 euros.
O autarca defende um reforço do apoio por parte do governo. “Quanto mais dinheiro tivermos, podemos ter mais oferta e mais gente a utilizar o transporte público e podemos servir melhor a população. Com uma redução cada vez maior mais gente pode usar o serviço público”, acrescentou.