A opinião de ...

“Depressão Beatriz” e “Verão de São Martinho”.

A última semana foi de muito interesse no que à meteorologia diz respeito, não apenas na região como em praticamente todo o país.
Tal como o indicado aqui no nosso espaço na semana passada, este período foi marcado pela precipitação generosa, registada em particular pelos efeitos da Depressão Beatriz, Bragança registou segundo o IPMA cerca de 105mm (dados provisórios), sendo que nas regiões montanhosas do norte do distrito as acumulações foram ainda maiores, ou seja valores muito acima da média para a totalidade de Novembro, o que fará este mês húmido no nordeste transmontano, no entanto e segundo os dados do IPMA divulgados já este mês, o cenário de seca mantêm-se, pelo que é necessário mais chuva para inverter esta situação.
Contudo, as previsões não seguem nesse sentido, o cenário mais provável nos próximos dias é de regresso do anticiclone, do tempo estável e quente para a época do ano, teremos uma vasta área de altas pressões na Europa Central que funcionará como bloqueio às depressões atlânticas, que ficarão travadas no oceano e obrigadas a subir de latitude, garantindo tempo seco na nossa região e em todo o país, esta corrente de leste fará com que as temperaturas se disparem para valores acima do normal para a época do ano, assim no que respeita às mínimas não se esperam geadas, irão variar entre os 2 e os 8 graus, as máximas podem mesmo tocar os 20ºC nos vales do Tua, Douro e Vilariça.
Nos meses de inverno, quando temos altas pressões em superfície são naturais os nevoeiros e neblinas, em especial nos vales e terras baixas, pelo que não se descartam durante os próximos dias.
As temperaturas poderão começar a descer a partir de domingo, dia 18, a probabilidade de precipitação voltará para valores próximos de 40% a partir de terça-feira, dia 20.
São certamente boas notícias para muitos agricultores da região, que necessitam de alguns dias de tempo estável para se poder proceder à apanha da castanha, com um pouco de atraso é verdade, mas o Verão de São Martinho chegou.

Podem consultar toda a informação atualizada diariamente na página de Facebook do Meteo-Trás-os-Montes e na próxima semana nova atualização aqui no seu jornal de referência.
Votos de uma excelente semana.

Edição
3705