Bolo de castanhas e chocolate

Uma receita para que prepare a sua Ceia de Natal com uma sobremesa nova mas com fortes tradições e ligações a Trás-os-Montes é que as tradições também se criam e usar produtos da nossa região na Noite maior do ano é sem duvida manter viva a ligação ao tempo e espaço onde vivemos e temos as nossas raízes.
 
250 g de açúcar mascavado
1 dl de água
200 g de manteiga
1 lata de leite condensado
5 ovos
150 g de farinha de castanhas
50 g de farinha de trigo  
1 colher de sobremesa de fermento em pó
200 g de castanhas cozidas peladas cortadas finamente
1 colher de chá de canela  
 
Leve ao lume o açúcar com 1 dl de água e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata a manteiga com o leite condensado, as gemas de ovo e o açúcar mascavado, acrescente aos poucos a farinha de castanhas e de trigo , o fermento, e envolva tudo muito bem, acrescente as castanhas cozidas e picadas finamente e misture na massa com as claras batidas em castelo.
Leve ao forno em forma untada com manteiga e farinha durante 50 minutos à temperatura de 180ºc nos primeiros 20 minutos baixando de seguida para 160ºc.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Cubra com ganache de chocolate
 
1 dl natas
200 g de chocolate de barra para uso culinário
Leve ao lume as natas a ferver, quando estiverem a ferver retire do lume e acrescente aos poucos pedacinhos de chocolate mexendo sempre com as varas de arame até derreter completamente o chocolate, cubra de seguida o bolo já frio.