A opinião de ...

Pudim de pescada com batata e ovo

Em Março marçagão manhãs de inverno tardes de verão! Escutei várias vezes da minha avó e tia este adágio popular sinal da proximidade da primavera e do calor que se aproxima …esperamos nós!
Assim para esta semana uma receita fresca e ligeira vistosa e fácil de fazer e sobretudo económica que os tempos ainda não estão para grandes folias.
 
Ingredientes:

1400 g de batata cozida com a pele
100 g  de cenoura cozida com a pele
4 ovos cozidos
5 cl de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de chá de mostarda
Sal e pimenta
1 colher de chá de açafrão em pó
 
Pele as batatas e as cenouras e corte-as em cubos, coloque numa taça grande.
Separe as gemas cozidas das claras, pique as claras grosseiramente e junte às batatas com a salsa, tempere de sal e pimenta, acrescente a pescada limpa de pele e espinhas.
Bata as gemas com a mostarda com umas varas até obter um creme, junte em fio o azeite e bata até obter um creme como se fosse uma maionese, envolva na batata e na pescada.
Forre com pelicula aderente uma taça redonda e encha com o preparado da batata e pescada, aperte bem e leve ao frio durante duas horas.
Passado este tempo retire e vire sobre um prato retire a taça e a pelicula aderente, decore com tomate em gomos e salsa em rama.
Pode servir como entrada ou como prato principal , é excelente para aproveitar sobras de peixes, carnes assadas, pode fazer com atum de conserva.
Tem sempre um belo aspecto visual e é económico … é fazer muito com pouco !
 
“Às sextas feiras pode ver o Chef Hélio Loureiro no Porto Canal, na rubrica “pau para toda a colher”, às 11h30”

Edição
3515