Carrazeda de Ansiães

Inaugurado Núcleo Museológico do Azeite

Publicado por DV em Qui, 2015-04-09 09:53

A União de Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores, com o apoio da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, recuperou um antigo lagar de azeite, inaugurado no passado sábado à tarde, na aldeia de Lavandeira.
Este lagar passou a integrar o núcleo museológico do Azeite do Museu da Memória Rural, um projeto desenvolvido para renovar o interesse da população na património cultural daquela religião, preservado as memórias e os saberes de outros tempos.
O restauro do Lagar esteve a cargo da União de Freguesias, que gastou cerca de 56 mil euros na obra, “financiados em parte pela Câmara Municipal, nas transferências que todos os anos faz para as freguesias. Fomos colocando algum dinheiro de parte, ao longo de quatro anos, para suportar este projeto”, assumiu Manuel Meireles, presidente da Freguesia local. “Quisemos fazer esta obra para preservar o nosso património e atrair movimento para a nossa região”, assumiu.
José Luís Correia, presidente da autarquia, relembrou que “temos que valorizar tudo aquilo que existe de bom na região”. “Temos de ser singulares e preservar o nosso património para as gerações vindouras”, assumiu, avançando com informações à cerca da igreja da Sta. Eufémia, cujas obras de reconstrução já começaram.