Vinhais

Autarca alerta para burla com parasitoides para combate à vespa da galha do castanheiro

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2018-06-14 11:43

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, alerta os agricultores para
a existência de burlões que tentam vender parasitoides, para combate da vespa da galha do castanheiro, "que não são fidedignos", refere uma nota de imprensa do município, dando ainda conta  que já aconteceram tentativas " em várias aldeias do concelho". As largadas são realizadas até ao final de maio para surtirem efeito.  
O autarca  recorda que as largadas dos parasitoides (que destroem a vespa) são realizadas exclusivamente por organizações que trabalham diretamente com a câmara de Vinhais, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança e a ARBOREA - Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana e a PRORURIS.  "O município está, e estará sempre disponível para ajudar, no que lhe for necessário para combater a vespa, tanto a nível local como na sensibilização junto do Governo", acrescentam.
O combate à vespa das galhas do castanheiro obedece a um conjunto de regras, com as largadas a serem feitas num tempo próprio, em locais específicos e, por profissionais habilitados para o efeito.
Em Vinhais durante o mês de maio foram realizadas 52 largadas nas freguesias com maior número de focos das vespas.