Distinção internacional

Livro 'Carta Gastronómica de Bragança" premiado em Nova Iorque

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2018-07-05 11:17

O livro 'Carta Gastronómica de Bragança-matérias-primas, produtos & práticas alimentares' da autoria de Armando Fernandes, publicado pelo município brigantino, obteve um prémio nos Graphis Awards, em Nova York.  A publicação, que fala dos comeres da região, foi distinguida na categoria Design Annual 2019.
O investigador natural de Vinhais, Armando Fernandes, colaborador do Mensageiro de Bragança há vários anos, produziu um trabalho sobre a gastronomia transmontana que resulta de uma investigação aturada sobre as várias vertentes dos comeres da região. Na altura da apresentação do livro em Bragança, no passado mês de novembro, o autor disse ao Mensageiro que este  resultou de uma proposta que havia feito à câmara de Bragança. "Esta aceitou fazermos uma investigação sobre os que as pessoas comiam, onde comiam, como comiam", explicou Armando Fernandes.
Não se trata de um livro de receitas mas de um estudo das "andanças", fundamentalmente, das mulheres mestras, "que do pouco faziam muito, que não tendo grandes recursos conseguiam conceber comidas que quebrassem a monotonia", revelou o autor. O livro contém 128 fotografias de objectos de uso quotidiano ligados à cozinha e à alimentação, 77 entrevistas com habitantes e cerca de 200 receitas.