Nordeste Transmontano

ICNF multa Diputación de Zamora por organizar corrida ilegal no Parque Natural de Montesinho

Publicado por AGR em Qui, 2018-07-05 18:36

O Governo português multou a Diputación de Zamora por ter organizado, a 18 de junho do ano passado, uma corrida ilegal no coração do Parque Natural de Montesinho, em Rio de Onor.
Como a multa não foi contestada, aquela entidade espanhola usufruiu de um desconto, pagando apenas 1551 euros quando o valor máximo previsto pela infração era de 30 mil euros.

Em causa a realização do Trail Transfronteiriço, entre Aliste e Rio de Onor, já em Portugal, uma prova organizada pela Diputación (correspondente ao município) e a reserva Transfronteiriça da Meseta Ibérica. A prova teve duas componentes, um passeio pedestre e uma corrida trail, com cronometragem e classificação ordenada. Ora, é precisamente aqui que surge o problema. Em Espanha, a Diputación anunciou ter sido multada por ter feito uma corrida “a trote e não caminhando”, um preciosismo que se prendeu com “um erro de tradução”.

Contudo, ao Mensageiro, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, responsável pelo auto de notícia levantado, explicou que o trail foi levado a cabo “contrariando o parecer do ICNF”.
 
Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa
 
 

Tags