Carrazeda de Ansiães

Qualidade da maçã é das melhores de sempre

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2018-09-05 18:21

Um ano de boa safra de maçã, em termos de qualidade e quantidade, é o que esperam os produtores de Carrazeda de Ansiães, que já estão a começar a apanha deste fruto, uma imagem de marca deste concelho. O presidente da câmara, João Gonçalves, revelou que se prevê uma produção a rondar as 24 mil toneladas, "o que é significativo" para os 800 hectares de pomares existentes. "O montante de negócio anual já anda pelos cinco milhões de euros", realçou o autarca, na abertura da Feira da Maçã e do Vinho, na passada sexta-feira.
 
O frio intenso no início do ciclo de produção fez alguma mossa na floração, mas a quebra de 10% na quantidade média anual "não é significativa e a excelente qualidade compensa", notou José Martins, técnico da Frucar, a maior empresa de comércio de frutas no concelho, que labora anualmente ente cerca de seis mil toneladas de maçã comercializada fresca, sobretudo, para o mercado nacional e espanhol. A maçã Golden continua a ser a aposta dos agricultores, ocupando a maioria dos 250 hectares de pomares dos associados da empresa, "porque existem boas condições de solo e clima para esta variedade", referiu José Martins.
 
O presidente da câmara indicou que há muitos jovens a entrar na atividade e que a área plantada "quase que duplicou" nos últimos anos, o que dá garantias de que esta cultura vai continuar no futuro. A Frucar tem registado o aumento do número de sócios, uma vez que muitos jovens estão a entrar na actividade. "Alguns são filhos de sócios que estão  a dar continuidade ao trabalho dos pais", acrescentou o técnico da empresa.