Atual // Bragança

Arquiteto Manuel Ferreira morreu aos 89 anos

Glória Lopes em Qui, 16/03/2017 - 14:16

 
Morreu ontem aos 89 anos Manuel Ferreira, arquiteto, artista e uma das figuras mais carismáticas do concelho de Bragança.
Natural da aldeia de Palácios licenciou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto onde também estudou pintura. Além de se ter dedicado à docência em várias escolas, foi autor de cerca de 90 projetos de moradias, habitação colectiva, bancos, na área do urbanismo. Manteve também uma grande atividade ligada às artes, nomeadamente à pintura. Realizou 20 exposições individuais e participou em várias coletivas. Participou ainda no filme Trás-os-Montes tendo colaborado com o realizador António Reis.  Foi vice-presidente da câmara de Bragança entre 11 de março de 1967 e 15 de fevereiro de 1971, e presidente da comissão administrativa da câmara entre 3 de junho de 1974 e 31 de janeiro de 1975. 
O arquiteto Ferreira, como era mais conhecido, colaborou com o Mensageiro na elaboração das ilustrações do livro "Figuras notáveis e notórias bragançanas", com textos da autoria de Armando Fernandes.