Desporto // Karaté Kyokushin-kan

Brigantinos tentam pódio em Valência

AGR em Sex, 13/05/2016 - 16:37

Um lugar no pódio é o principal objetivo dos quatro karatecas brigantinos que no próximo fim de semana disputam o XX Open Internacional Kumite Copa Valência, de Kyokushin Kan.
Patrícia Exposto, Bruno Exposto, Ana Cristina Carmo e Eric São Pedro são os atletas do SMith Dojo, de Bragança, que participam neste evento, depois de já em dezembro terem estado em Barcelona.
Agora, garantem que a preparação “foi mais longa”, com os objetivos, também, mais altos. É que o sensei, Almir Smith, é perentório: “lugar no pódio é só o primeiro”, diz, entre a brincadeira e o aviso.
Eric São Pedro é o mais experiente dos quatro. Cinturão negro, está inserido numa categoria com duas dezenas de atletas. “Este é um torneio com mais tradição do que o de Barcelona”, frisa.
Já Patrícia Marques Exposto quer repetir o pódio que alcançou em dezembro, no torneio de Barcelona. “Agora será mais complicado, até porque há mais atletas a participar”, admite.
O seu irmão, Bruno Exposto, de 14 anos, também está “confiante”. A preparação tem sido intensa, com treinos diários nos últimos dois meses.
A estreante é Ana Cristina Carmo que, mesmo assim, garante que está “calma”. “Pelo menos aqui, nos treinos”, ri-se.
Almir Smith é o responsável pela equipa e por esta variante em Portugal. Diz que, “independentemente dos resultados, todos vão dar o máximo”, pois estão a representar o país.  
Dentro de um mês, a 18 de junho, decorre um torneio interno de Karaté Kyokushin Kan, no Smith Dojo, aberto a todas as organizações portuguesas desta variante.

Tags: