Nordeste Transmontano

Direção-Geral de Veterinária proíbe venda de carne de javalis abatidos em Trás-os-Montes

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2018-02-19 17:09

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária proibiu a comercialização de carne de javali abatido em Trás-os-Montes na sequência da detecção de larvas de Trichinella spp. em animais capturados em montarias nos concelhos da região. Esta determinação está impõem-se  "face ao risco para a saúde humana decorrente do consumo de carne obtida de animais infetados com esta parasitose". Aquele organismo publicou ainda um edital que impõe medidas sanitárias adicionais para controlo do risco de transmissão de triquinelose e determina os concelhos Trás-os-Montes como área de risco.
O Edital determina que todos os animais abatidos em atos venatórios praticados na área destes concelhos, sejam submetidos a pesquisa de Trichinella previamente a qualquer tipo de consumo, quer para colocação no mercado, quer para consumo doméstico privado. É anda imposto o correto encaminhamento dos subprodutos dos animais caçados.
A DGAV recomenda como medida de precaução, que qualquer carne proveniente de javalis abatidos fora da área de risco que não tenham sido submetidos à pesquisa de Trichinella seja previamente sujeita a tratamento térmico por cozedura ou congelação.