Atual // Miranda do Douro

Empresários de Palaçoulo reclamam ao Ministro melhores ligações a Bragança e Espanha

Francisco Pinto em Ter, 03/06/2014 - 18:21

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, ouviu esta terça-feira os empresários da aldeia de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, uma das mais industrializadas da região trasmontana, reclamarem melhores ligação viárias a Bragança e à vizinha Espanha.

"Esperamos que o senhor ministro tenha entendido que uma das maiores necessidades para os empresários de Palaçoulo passa por melhores ligações à capital de distrito [Bragança] e à vizinha Espanha, principalmente por Zamora em direção à Europa, para onde exportamos 40% da nossa produção", explicou o empresário do ramo das cutelarias Domingos Martins.

O empresário acrescentou que a sua empresa exporta para quase todos os países europeus e daí a necessidade de uma ligação a Zamora, região de onde passaram alguma autoestradas e vias com destino a território europeu.

Miguel Poiares Maduro disse que um das razões que o levaram a incluir Palaçoulo no roteiro pelos territórios de baixa densidade foi o facto de a aldeia estar localizada no espaço mais interior de Portugal e de ser "um exemplo para o país de como pode ter-se competitividade económica nestas mais remotas do país".

"É partindo daquilo que são atividades tradicionais nesta zona como as cutelarias, tanoarias ou a transformação de produtos locais, aos quais se junta a capacidade de inovação, que se poderá gerar competitividade que pode fazer com que a nossa economia se diferencie no mundo global", acrescentou o governante.

Segundo o ministro, é apostando e inovando em áreas tradicionais e ao mesmo tempo acrescentando-lhe valor que se pode gerar competitividade económica.

Quanto à melhoria dos acessos a Espanha, o ministro diz ter sido informado de que tem havido conversações nesse sentido.