Atual // Mirandela

Feira da alheira espera milhares de visitantes

Fernando Pires em Qui, 03/03/2016 - 14:33

Arranca, amanhã, mais uma edição da Feira da Alheira de Mirandela que conta com mais de 50 expositores que ao longo de três dias, no Parque do Império, promovem provas e venda de fumeiro regional com particular destaque para o enchido que é considerado um autêntico "ex-libris" da cidade nordestina, que representa um volume de negócios de 30 milhões de euros por ano e 500 postos de trabalho em empresas da área, um dia depois de ser reconhecido este produto com o selo de Indicação geográfica protegida.
"Hoje é um dia de regozijo, estamos todos de Parabéns! Depois de uma longa travessia iniciada em 2003, encetada pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela na qualidade de entidade gestora da Alheira de Mirandela, é com profunda satisfação que comunicámos que finalmente foi publicado e reconhecido no JOUE (Jornal Oficial da União Europeia) do Parlamento Europeu e do Conselho União Europeia o registo definitivo da Alheira de Mirandela – Indicação Geográfica Protegida, conforme Regulamento de Execução  (UE) 2016/292 da Comissão de 19 de Fevereiro de 2016", frisou o presidente da Associação COmercial de Mirandela, Jorge Morais.
A Alheira de Mirandela tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar característico tornaram-na uma das referências da cozinha nacional e valeram-lhe, no início deste ano de 2016, o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A partir de agora, o famoso enchido de fumeiro ex-libris de Mirandela, só pode ser produzido no concelho.
Na edição deste ano, a Feira da Alheira de Mirandela conta com a gastronomia de excelência, o artesanato e produtos de qualidade como o mel, o queijo, o vinho, o azeite, o pão.
Grupos de música locais animam o evento. O Aero Clube de Mirandela promove um Fly-in em honra da alheira com batismos de voo e demonstrações aeromodelistas, haverá ainda passeios TT, um torneio de xadrez, a habitual Caminhada da Mulher e o programa “Somos Portugal” da TVI garante a projeção para todo o país, na tarde de domingo.