Atual // Vinhais

Feira do Fumeiro já abriu as portas e espera milhares de visitantes

Glória Lopes em Sex, 10/02/2017 - 10:27

Os enchidos movimentam cerca de seis milhões de euros todos os anos no concelho de Vinhais. Esta fileira é um dos motores económicos, cuja montra principal é a Feira do Fumeiro, por onde passaram no ano passado perto de 70 mil visitantes. A 37ª edição começou ontem e termina no domingo. Este ano está prevista a visita do primiero-ministro, António Costa, amanhã, o que é revelador da importância do certame na região. 
A Associação Nacional dos Criadores de Suínos de Raça Bisara (ANCSUB) quer "quebrar a sazonalidade" do consumo de enchidos, muito associada ao inverno, referiu Carla Alves, representante desta associação, ensinado ao consumidor formas diferentes de  confecionar o fumeiro mais adaptadas à realidade dos residentes nas cidades e para que esteja presente nas ementas dos melhores restaurantes do país. Esta aposta tem como objetivo aumentar a comercialização de uma produção que é das mais rentáveis neste concelho.
Este ano serão apresentados novos métodos de confecção que vão além do grelhado ou cozido, com receitas elaboradas por chefes famosos, como é caso do transmontano Óscar Geadas, alguns dos quais já ganharam estrelas Michelin. "O fumeiro já é produzido  ao longo do ano em unidades que o fazem bem sempre, uma vez que os nossos enchidos tem uma receita tradicional com proteção comunitária", explicou Carla Alves.