Atual // Bragança

Incêndio destrói antiga sala de cinema da Torralta (com galeria de fotos)

AGR em Sáb, 05/03/2016 - 03:21

A antiga sala de cinema da Torralta, em Bragança, ficou esta madrugada completamente destruída pelas chamas.
"Recebemos um alerta à 00h35 de um incêndio num edifício abandonado. À nossa chegada deparámo-nos com uma antiga sala de cinema tomada pelas chamas. Mobilizámos oito viaturas e 26 operacionais, mais dez operacionais de fora do concelho.
Foi necessário fazer combate direto para extinguir o fogo e confiná-lo àquela sala, evitando que se propagasse à torre adjacente, que pertence ao mesmo edifício", explicou o segundo comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins.
Esta foi uma das últimas salas de cinema que funcionou em Bragança, capital de distrito que há vários anos não tem sessões de cinema.
O espaço, projetado por Viana de Lima, estava devoluto há cerca de quatro anos, e aguardava o reinício das obras de recuperação, interrompidas depois de o grupo chinês que o adquiriu ter ficado insolvente. O edifício pertence, agora, ao grupo Premiu, com interesses hoteleiros em várias regiões do país.
“É uma perda grande para a cidade, tendo em conta o edifício que é e o que representa em termos de arquitetura. Era uma sala de cinema mítica”, lamentou o presidente da Câmara, Hernâni Dias. Viana de Lima foi o arquiteto responsável pelo plano de urbanismo de Bragança, no início da década de 1960, e inclui edifícios como o do hospital ou a escola de saúde do IPB.
No local estão ainda 36 bombeirdos, de Bragança, Vinhais e Izeda, a proceder às operações de rescaldo. As chamas foram dominadas em 50 minutos.