Atual // Bragança

Mulheres com cancro da mama com mais apoio local

Glória Lopes em Sex, 21/10/2016 - 12:20

A criação de uma delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a instalação do Movimento Vencer e Viver em Bragança têm contribuído para um aumento da sensibilização da população para a necessidade de prevenir o cancro da mama, mas também para outras formas de olhar para a doença na perspectiva da superação.
O Vencer e Viver, que funciona no centro de saúde de Santa Maria, já apoiou perto de 160 pessoas. "De ano para a ano a procura aumenta, também porque se torna um serviços mais conhecido. Além disso o preconceito também tem vindo a diminuir e as mulheres procuram-nos", explicou Ivone Amado, responsável pelo serviço, à margem do programa que assinalou o Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama-Dia Mundial da Saúde da Mama, no passado dia 15 de outubro.
O movimento vai passar a dar apoio para a aquisição da prótese capilar, com o cabeleireiro Joaquim Guerra. "As mulheres de Bragança vão ter direito tal como as operadas no Porto, que têm direito a uma requisição passada pelo médico. Estamos ainda a tentar que as mulheres operadas em Bragança possam também ter oferta da próteses mamária, agora ainda não têm", explicou Ivone Amado, do Movimento Vencer e Viver.