Cultura // Bragança

Museu assinala esta quinta-feira os 150 anos do Abade de Baçal

Redação em Qui, 09/04/2015 - 10:00

A Sessão Solene Comemorativa dos 150 Anos do Nascimento do Abade de Baçal está marcada para o próximo dia 9 de abril, no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, contando com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte,  Dr. António Ponte, do Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias.
 
A evocação da passagem do 150º Aniversário do Nascimento do Abade de Baçal integra a apresentação de um Postal Comemorativo, concebido pelos CTT – Correios de Portugal, S.A e a inauguração de três exposições temporárias que poderão ser visitadas no Museu:
 
– “Abel Salazar, Luz e Sombra”, obras de desenho e pintura de Abel Salazar. O desenho foi a sua primeira atividade artística, antes mesmo de se tornar um homem da medicina. As obras expostas fazem parte do espólio da Casa-Museu Abel Salazar (localizada em S. Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos) e do Museu do Abade de Baçal.
 
– “Graça Morais no Museu do Abade de Baçal”, integrada no Plast&Cine, certame que distingue anualmente um artista plástico. Com coorganização do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
 
– “Segundo a Vossa Palavra”, uma coleção de obras de Arte Sacra, subordinada ao tema da palavra. Com coorganização da Diocese de Bragança-Miranda.
 
As comemorações vão iniciar-se a partir das 10 horas, com sessão de abertura presidida pela Diretora do Museu do Abade de Baçal, Dr.ª Ana Maria Afonso, e pelo Presidente da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Dr. José Pires.
 
Ao longo da manhã serão várias as ações, entre as quais a conferência “Abade de Baçal, Vida e Obra”, proferida pelo Prof. Doutor Luís Carlos Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que pretende dar a conhecer a vida e a obra do Abade aos participantes.
No decorrer da tarde, a programação inclui também atividades para as escolas, com demonstrações experimentais, baseadas na “Ciência e o Abade”, além da apresentação do número especial da revista “Brigantia”, dedicada à obra do P. Ernesto Augusto Pereira Sales “Gente de Mirandela”, pelo Prof. Doutor Telmo Verdelho, entre outras ações de apresentação.
 
Às 18 horas, terá lugar a já referida Sessão Solene do 150º Aniversário do Nascimento do Abade de Baçal.

Tags: