Cultura // Bragança

O outro lado do Teatro Municipal

Glória Lopes em Qua, 31/12/2014 - 11:41

Os bastidores do Teatro Municipal de Bragança (TMB), o lado B sempre escondido do público, passou para a linha da frente no livro de Maria Adelina Sousa, que reúne fotografias dos 10 anos deste equipamento. A publicação foi produzida porque a autora sempre gostou deste equipamento. “Sempre achei este espaço muito bonito e apeteceu-me fazer um trabalho sobre ele”, explicou a fotografa ao Mensageiro à margem da sessão de apresentação do livro, no passado dia 20, em Bragança.
Através das imagens Maria Adelina desvenda aspectos que o público não vê quando entra no Teatro, que neste caso são elevados a arte. “Visto de dentro para fora ou visto por dentro. É um livro feito com o coração. Através dele é possível conhecer o espaço do Teatro, não só o espaço onde vêm mas também os bastidores e os interiores”, acrescentou.
Ao contrário do que alguns possam pensar a autora encontrou beleza atrás da cortina, encontrou figuras artísticas nos bastidores, tanto na maquinaria como nos corredores e paredes.
O grafismo do livro é da autoria de Bruno Jerónimo que deu conta que para selecionar as cerca de 80 fotografias que fazem parte da edição foi preciso escolhê-las entre as centenas feitas pela fotografa, tendo em conta o aspecto formal e o ambiente.