Desporto // Patinagem

Pérolas descobertas na região

António G. Rodrigues em Sex, 06/05/2016 - 14:33

Carolina tem nove anos e há quatro que descobriu o seu desporto de eleição. Primeiro passou pela natação e pelo ballet mas foi na patinagem que se sentiu como golfinho e nadar na água. “Não me empenhei muito no ballet e também não me dediquei muito à natação”, confessa, de patins postos e sorriso de orelha a orelha. Recentemente, Carolina foi uma das alunas de patinagem do Clube Académico de Bragança que prestou provas, em Alfena, para a subida de nível.
“O balanço é muito positivo e é uma forma de os motivar para treinarem”, sublinha Joana Lameiras, a atual treinadora, que tem dado continuidade ao trabalho iniciado por Marta Pereira. “Foi uma surpresa muito grande ter tantos atletas já inscritos”, admite a treinadora, que estuda ainda no IPB mas que já fez patinagem de competição.
Atualmente são 35 os alunos de patinagem e apenas um rapaz. “Estamos a tentar cativar mais, até porque o campeão do mundo até é português”, explica Joana Lameiras, que tem estado a preparar a atuação das suas alunas no sarau do clube, já no próximo sábado, dia 7.
Aliás, para Débora Ferreira são este tipo de eventos, como os festivais, que “fazem a diferença”. “Percebem a razão de andarem aqui. Depois de irem ao primeiro, já não desistem”, explica.
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)