Igreja // Bragança-Miranda

Quatro eventos mobilizam Diocese este fim de semana

Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais em Sex, 09/05/2014 - 16:12

São quatro os eventos que prometem atrair milhares de fiéis à Diocese de Bragança-Miranda, nos próximos dias.
A diocese do Nordeste Transmontano acolhe e organiza, este fim-de-semana, um conjunto de iniciativas culturais, juvenis e de oração movimentando fiéis de todo o país, previstas no Plano Pastoral Diocesano.
Esta sexta-feira à noite (20h30), na Casa Episcopal de Bragança, pelo Dr. Henrique Manuel Pereira (UCP), é apresentado o novo livro de D. José Cordeiro, intitulado “A Árvore do Pão”. Um conjunto de algumas conferências, homilias, lectio divina, e outros textos do Prelado nos dois primeiros anos de ministério episcopal na Diocese (2011-2013).
 
No mesmo dia, sexta-feira, pelas 21h00, na Unidade Pastoral Santa Maria do Sabor, em Izeda, tem início um encontro de louvor sob a temática “Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (Heb. 12, 14)”. Aberto a todos, o encontro (que decorre até domingo de manhã) é orientado pela comunidade “Canção Nova” em parceria com o Renovamento Carismático da Diocese.
 
No IV Domingo da Páscoa, dia 11 de maio, a festa juvenil decorre nos extremos da Diocese: em Freixo de Espada-à-Cinta e Bragança.
 
A vila freixenista acolhe o Dia Diocesano da Juventude (DDJ) com a temática vocacional “Eis-me aqui. Envia-me”. Espera-se que seja um momento de encontro, de oração, de música e de convívio.
 
O acolhimento começa pelas 09h30, com a oração da manhã, junto à Igreja matriz. Seguem-se iniciativas culturais e turísticas “pelos trilhos da fé” e às 12h00, na Congida, D. José Cordeiro celebra eucaristia na qual os jovens de Freixo entregarão o símbolo do DDJ, a Cruz  "Eu aposto na Vida" aos jovens de Mirandela, que organizam a iniciativa em 2015. 
 
Depois do almoço partilhado segue-se uma tarde com desportos radicais e música. Haverá também uma tenda de oração.
 
Já em Bragança tem lugar o XV Encontro Nacional de Jovens e Adolescentes da Acção Católica Rural, sob o tema “Família de Valores, tesouro de alegria”.
Os participantes, provenientes de 12 dioceses do país (incluindo Madeira) começam a chegar à Praça do Município logo pela manhã (09h30) e, juntos, rumam à Catedral onde terá lugar um Festival. Segue-se o almoço partilhado, tarde recreativa e a celebração de uma eucaristia, pelas 16h, presidida pelo bispo diocesano.
 
Sexta-feira (09/05)
20h30            Apresentação do novo livro de D. José Cordeiro ‘A Árvore do Pão’ – Salão da Casa Episcopal
 
Sexta-feira (09/05)
21h00            Encontro de Louvor da Comunidade Canção Nova – Izeda (Bragança)
 
Domingo (11/05)
09h30            Dia Diocesano da Juventude – Freixo de Espada à Cinta
12h00            Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano – Congida (Freixo de Espada à Cinta)
 
Domingo (11/05)
09h30            Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens da Ação Católica Rural – Bragança
16h00            Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano – Catedral de Bragança

Tags: