Desporto // Lopes da Silva

Sabia que foi um transmontano a dar o nome ao torneio?

DV/AGR em Qua, 19/06/2013 - 18:27

Luís Carlos Lopes da Silva (1929-1995) foi um dos mais importantes e reconhecidos homens do futebol português. Nascido em Vila Real, teve no futebol a sua grande paixão. Iniciou a sua carreira como futebolista em 1946 ao serviço do SC Vila Real. Viria a terminá-la a cerca de 100 km de distancia, ao serviço do GD Bragança, com apenas 22 anos. Durante a sua passagem por terras brigantinas, Lopes da Silva partilhou o balneário com alguns ícones do clube brigantino como João Pinto Soares, também conhecido como ‘João Treinador’, e Barata.
Retirado do futebol, Lopes da Silva assumiu funções na AF Vila Real e na AF Coimbra, da qual foi presidente. Graças ao bom exercício das suas funções, Lopes da Silva foi nomeado para o cargo de Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Aí exerceu funções entre julho de 1992 e fevereiro de 1993. Mas não foi só em Portugal que Lopes da Silva deu cartas. Também no panorama internacional, o transmontano esteve em destaque ao fazer parte da Comissão de Juniores da UEFA, (1992-1994).
Aquando do seu desaparecimento, em 1995, foi decidido atribuir o seu nome a um torneio inter-associações que já existia.