Nordeste Transmontano

Serras de Bornes, Figueira e Nogueira ainda poderão ter vídeovigilância no verão

Publicado por GLória Lopes em Qui, 2018-04-05 09:19

As Serras de Nogueira, Figueira e Borges, no distrito de Bragança, ainda poderão contar com  videovigilância este verão  para controlo e prevenção dos incêndios florestais. Porque os projetos de instalação de câmaras não foram concretizados apesar de existir financiamento aprovado para o efeito.A candidatura da CIM Terras de Trás os Montes foi retirada e revista porque se verificou que existia um problema técnico, pois a localização de uma câmara na Serra da Nogueira não era  mais correta  e foi necessário estudar outra alternativa. "Não tinha visibilidade direta para o CDOS e a GNR e entendeu-se que era melhor arranjar outra localização para a torre. Já se escolheu outro local na zona onde já está instalada um antena de radiodifusão", explicou Rui Caseiro, secretário-geral da CIM.
O sistema vai ser ligado a um Centro de Gestão e Controlo, a instalar no Comando Distrital de Operações e Socorro de Bragança. Também no Comando Territorial da GNR de Bragança será instalado um sistema de acesso remoto, permitindo a visualização das imagens recolhidas pelas câmaras de videovigilância.
A candidatura da CIM Trás os Montes, no valor de 110 mil euros, foi refeita. Rui Caseiro garantiu que se estão a fazer "todos os esforços" para que as câmaras sejam instaladas nas três serras até ao verão. "Após o desfecho do concurso é  o tempo que demorar a instalar.  Esta na fase de propostas. Vamos tentar que esteja tudo pronto no início do verão", afirmou