De olho no rótulo, pela sua saúde!

Nas sociedades ocidentais, a incidência de doenças relacionadas com a alimentação está a aumentar devido à maior disponibilidade de comida hipercalórica e rica em sal, e ao sedentarismo. Todos sabemos que gordura, açúcar e sal a mais têm consequências reais na saúde. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado?
Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo pode ser o passaporte para uma vida mais saudável. Os valores que constam num rótulo de um iogurte ou no rótulo de um pacote de bolachas correspondem aos teores de açúcar, gordura e sal, entre outros nutrientes que esses produtos alimentares contêm. Mas a verdade é que nem sempre sabemos se estamos a consumi-los em quantidades aceitáveis.
A pensar nestas preocupações, a DECO criou um cartão que descodifica a declaração nutricional. Através da quantidade por cada 100 gramas, no caso dos alimentos sólidos, e por cada 100 mililitros, no caso de uma bebida, as cores desse cartão indicam se os valores de gorduras, açúcares e sal de um determinado produto embalado são aceitáveis ou excessivos. Pode descarregar o cartão no site deco.proteste.pt, imprimi-lo e leva-lo sempre na carteira. Na hora de ir às compras, pode ser-lhe muito útil!
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), a DECO irá ainda dinamizar, em todo o país, os workshops De olho no rótulo, pela sua saúde!. Com esta iniciativa pretendemos ajudar os consumidores na leitura e interpretação dos rótulos dos produtos alimentares para escolhas mais saudáveis.
Mais informações em www.decoforma.pt
DECO Norte – deco.norte@deco.pt