Segunda epístola de Bragança aos BARÕES do PSD

Mas como o povo não acredita em vós a maioria (de vossas senhorias) lá consegue (umas jeiras) nas rádios e nas televisões que o povo não ouve nem vê e pelas quais (jeiras)sois principescamente pagos. E como o povo sabe que «a mocha» do povo não dá com a vossa «cornuda» a percentagem de abstenção nas eleições tem vindo a aumentar desde o 25 d’Abril.
Nos últimos 40 anos andam a dizer-nos que temos dos melhores economistas do mundo. Muitos (de vossas senhorias) são apresentados ao povo como «consultor do Banco Mundial», «consultores do F.M.I.», «alto quadro da OCDE», «embaixador da UNICEF»,«embaixador da boa vontade da ONU», «presidente do banco A um dos maiores do mundo», vice-presidente da multinacional B», «empresário de sucesso da empresa C na área X». Depois alguns (de vossas senhorias) até são condecorados pela República. Uns recebem uns «chocalhos» para pôr no pescoço, outros recebem umas «campainhas» com «coleira» que até nem vos entram na cabeça, outros ainda recebem umas «cabeçadas» que já nem nas feiras podem ser mostradas.
E o povo enche-se de rir com as figuras que muitos (de vossas senhorias) andam a fazer por esse país fora.
É verdade que o povo tem pago (e muito) para se rir...
Mas também é verdade que alguns do povo se vão divertindo à grande e à europeia com projectos (sem fundos) e com  fundos (sem projecto).
É verdade também que, de vez em quando, aparecem uns senhores «empresários de sucesso» que nos dizem não ser possível aumentar o salário mínimo em 65 c (por dia) porque as empresas não podem suportar um aumento tão grande. Mas a seguir alguém diz ao povo «algumas empresas colocaram em paraísos fiscais  10 mil milhões de euros entre 2011 e 2014» e vossas senhorias que deveriam colocar-se ao lado do povo contra estes vendilhões do templo seguem o vosso caminho... assobiando para o lado; servem-se do templo para se transformarem em vendilhões do povo. Muitos (de vossas senhorias) que deviam lutar pelo primado da democracia sobre a economia tornam-se (a fugir) uns capatazes da economia sobre a democracia.
Muitos (de vossas senhorias) não passam de uns analfabetos intelectuais porque continuam a não ser capazes de entender o povo.
Ao longo dos últimos 40 anos o povo do PSD tem sido massacrado e tem sido vitima da vossa ignorância, do vosso oportunismo e da vossa sede de poder.
Quem deu a cara e o corpo ao manifesto pelo povo do PSD contra Guterres, Sampaio, Ferro, Sócrates ou Costa?
Muitos (de vossas senhorias) não a deram invocando motivos de saúde...
Muitos (de vossas senhorias) não a deram invocando motivos familiares...
Muitos (de vossas senhorias) não a deram invocando motivos pessoais...
Por Portugal e pelo povo do PSD Pedro Passos Coelho deu o corpo ao manifesto e a cara e também por isso ganhou as últimas eleições legislativas.
E muitos (de vossas senhorias) aonde estavam?
Não tinha sido o momento certo para (vossas senhorias) deixarem os cueiros e a chupeta?
No actual parlamento o partido maioritário não é o PSD?
O líder do PSD nesse parlamento não é Pedro Passos Coelho?
Então, talvez este seja o momento para «vossas senhorias» tirarem os cueiros e guarda-los no armário de onde tiram a peste e o mau cheiro do vosso oportunismo, da vossa ignorância e do vosso cinismo.
E deixem, de vez, a chupeta que vos tem acompanhado ao longo das vossas carreiras.
E (vossas senhorias) vão ver como o povo do PSD vos agradece de coração.