Mário Lisboa

A Base Aérea das Lajes na ilha terceira, recordar anos 60 e 70

No período de 5 de agosto até 12 agosto desse mesmo ano 2024 tivemos o prazer de recordar a nossa presença em serviço na unidade em epígrafe , onde estivemos colocados desde Fevereiro de 1969 até Fevereiro de 1974 após uma missão de soberania na então província ultramarina de Moçambique. É evidente que a Base Aérea daquele tempo tinha um movimento que um dever de memória.


Estes tempos de agora cheios de curiosidade

Os ingleses ao longo da sua história conseguiram com o seu “modus vivendi” procurar dizer aos outros que pertenciam a uma estirpe superior .
Assim arranjaram o brexit para poderem sair da Europa e fazerem aquilo que melhor lhes convier, mas é um facto que nunca deviam ter entrado.
Os súbditos de sua majestade britânica sempre estiveram mais ligados aos Estados Unidos do que a Europa Continental.
Nunca aderiram à moeda única, conduzem pela esquerda e que só dá jeito a quem for canhoto .


O novo aeroporto de Lisboa

E a transformação do Aeródromo de Bragança no aeroporto secundário da região norte e alternadamente do Sá Carneiro do Porto.
O governo em exercício seguiu a recomendação técnica independente e decidiu que o novo aeroporto ficará localizado em alcochete.
Cinco a sete anos é o prazo que aponta para a sua entrada em serviço.


Os comboios portugueses

No passado mês de outubro de 2023. Sem crise declarada, o governador do PM António Costa, procedeu ao saneamento financeiro da CP (comboios portugueses) que tinha uma dívida histórica a rondar os 2 milhões de euros. Esta ação, é uma compensação pelas obrigações de “serviço Público” dos últimos 17 anos conforme estava previsto no Orçamento de Estado de 2023.
Deste modo o sexto polémico e então ministro João Galamba, anunciou em fins de outubro a vinda de 117 novos comboios, no valor de 819 milhões de euros.


O fim do serviço militar obrigatório

Algumas considerações 
Senhor Pai me dê serenidade para aceitar o que posso mudar , coragem para mudar , aquilo que posso. É inteligência para perceber a diferença.
Sempre que nos deslocamos a Vila Real e algumas vezes a Chaves o vício militar vem ao de cima e naturalmente procuro saber o que acontece nos dois regimentos que servem as duas cidades do meu distrito.


O burro, meu grande amigo segundo dizem, é um animal inteligente

O burro sempre utilizado ou como meio de transporte e hoje é o do leite de burra que surgem alguns dos melhores produtos da dermocosmetica pelo mundo.
Ao longo da minha vida, fui- me cruzando com alguns de facto e pensei o que é que me distingue. Algumas pessoas pararam de ler aqui, por se pensarem; pouca coisa te distingue .
Na verdade convenhamos que o burro até consegue ter mais força de que eu, andar mais tempo do que eu e fazer uma série de coisas melhor do que eu.
Mas , há algo que me distingue. E a si?


Sénior idade

“Esses governos ensinam a não fazer nada”. Esta frase curta e singela, clara e limpa, de hipocrisia desprovida do servil “politicamente correcto”, daqueles que se vão orientando no regime em vigor, saiu solta, como a água que brota cristalina da nascente.


O transporte aéreo nos Açores sustentáculo do modus vivendi dos residentes e enorme prazer dos visitantes.

Estivemos nos Açores nos finais do mês de Março , mais propriamente em Ponta Delgada - ilha de São Miguel .
Fomos na Sata , num excelente avião com uma tripulação muito simpática o que nos proporcionou uma viagem de pouco mais de 1 hora e 45 minutos de voo.


A maioria dos ricos não sente a amargura dos pobres

Muitos ricos, indiscutivelmente, enriqueceram com as suas iniciativas, com a sua visão e também com o esforço e trabalho dos seus colaboradores.
Outros, roubaram simplesmente e se não roubaram herdaram, muitas vezes de quem roubou, como disse São Jerónimo. De resto, quem honestamente trabalha uma vida inteira nunca fica rico. A mim pouco me importa que os ricos sejam ricos, o que muito me aflige é que os pobres sejam cada vez mais pobres, que vivam neste nosso país em condições miseráveis, indignas de um ser humano.


Assinaturas MDB