Batista Jerónimo

“Poupar enquanto há, não havendo, poupado está”

Todos nós somos bons conselheiros em causa alheia, todos nós sabemos a solução para o problema dos outros, todos nós sabemos resolver todos os problemas do mundo. Quantas vezes já escutamos, ou proferimos, a expressão – se fosse eu que mandasse… As incertezas, quanto às soluções, só aparecem no justo momento, que nos pedem responsabilidade sobre as soluções que alvitramos.


Pensão de velhice e o Pensionista

Desde algum tempo, que os partidos que estão na oposição, por orientação exclusivamente ideológica, principalmente em ano de eleições, vão buscar o tema da pensão de velhice. E, são pouco inovadores, pois recorrerem sempre a dois chavões – sustentabilidade ou falência da segurança social, para augurar que o pagamento das pensões está em perigo!


Regionalização - não

A Regionalização vem a debate sempre e só quando alguns senhores pensam no seu futuro pessoal, na sua sobrevivência política. Como sabem que é um tema fraturante, podem colher alguns seguidores. Dividir para reinar. Os defensores da regionalização querem criar mais um patamar de poder, mais lugares políticos, mais gente a sentar-se à mesa lauta do Estado.


Porque não Senhores Deputados?

Os Deputados eleitos sentem-se, e têm razão para isso, uma classe intocável no que respeito diz ao seu estatuto e privilégios agregados. Sabem que, em rigor, representam o povo mas também sabem que os representados nada fazem para alterar o que é necessário mudar inevitavelmente. Podemos concluir que os representantes, por interesses e condicionantes vários, não representam os seus eleitores, nem os últimos podem, como seria expectável, pedir contas aos primeiros. Estamos, por isso, perante o melhor e o pior da democracia.


pub_edp-home