Um MIRANDELA de Honra... A caminho da HONRA...

Os dados e os factos falam por si. E, por isso, não há margem para dúvidas. O SC Mirandela está a protagonizar uma das melhores, senão a melhor, época futebolística de sempre!

Com efeito, dando sequência ao bom desempenho que já vinha evidenciando nos anos anteriores, a coletividade Mirandelense está a caminho de um percurso histórico, porquanto a promoção à Divisão de Honra do futebol português pode vir a deixar de ser uma miragem, para se tornar em certeza.

Isto porque, a continuar com este ritmo e produtividade competitiva, a equipa da cidade do Tua, para conseguir o objetivo da promoção, dependerá de si própria. Não só da demonstração das suas capacidades e superioridade nos relvados, durante os muitos desafios que ainda lhe faltam disputar, mas também, não menos importante, da capacidade de ficar imune às influências, por vezes segregadoras, dos interesses dos clubes do litoral em relação aos desprotegidos do interior nordestino. E, às vezes, no futebol ou noutras áreas de atividade, há coisas que acontecem que não deviam acontecer mas que fazem as organizações das zonas desprotegidas sofrer, a valer.

Se a inglória eliminação da Taça de Portugal, frente aos minhotos do Gil Vicente, equipa do primeiro escalão do futebol nacional, já é passado, no que toca ao retomar do Campeonato Nacional da II Divisão, os mirandelenses não desarmam. Acumulam vitórias, somam pontos e comandam a tabela classificativa, agora com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o ex-primodivisionário Tirsense, para já não falar dos cinco que o separam do credenciado GD Chaves, que é terceiro.

Com o triunfo conseguido (2-0) no fim de semana, frente ao Vizela, o conjunto orientado, tecnicamente, por Vítor Maçãs, conseguiu adicionar sete vitórias consecutivas, pelo que, nas nove jornadas realizadas, apenas consentiu um empate e uma derrota. 

De referir que, além de liderar a prova em termos pontuais, o Mirandela apresenta o mais elevado índice ao nível de finalização, tendo já apontado 15 golos.

Embora no futebol os resultados sejam imprevisíveis, avaliando os jogos da próxima jornada sou levado a acreditar que a posição dos homens da cidade do metro não vai sofrer qualquer alteração, podendo até, quem sabe, virem a reforçar a vantagem sobre os mais diretos opositores.

Neste contexto, deve considerar-se o SC Mirandela, na última década, como o grande líder do futebol nordestino, já que é, entre todos os clubes da região, aquele que apresenta um percurso mais equilibrado e sustentado. 

Isto, fruto do bom trabalho que tem vindo a ser feito ao nível diretivo e do bairrismo que se verifica naquela cidade, espelhado no apoio que os mirandelenses dão ao seu clube, dentro e fora do estádio. Mas, para que isso aconteça, também é importante a capacidade de mobilização dos seus dirigentes na motivação dos sócios, apoiantes e simpatizantes.

Com um SC Mirandela forte e de HONRA, como nordestino, espero e desejo que venha a conquistar um lugar na Divisão de Honra, o que seria um feito inédito e prestigiante para o distrito de Bragança e para o futebol regional em particular.

Força S.C. Mirandela!