Bragança

Bacalhau chegou a representar 90 por cento das vendas na Semana Gastronómica

Publicado por . em Qui, 2024-04-04 09:41

Foram 17 os restaurantes que aderiram à Semana Gastronómica do Bacalhau, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), que decorreu em plena Semana Santa. A maioria dos aderentes refere que Bragança já se afirmou “como destino para comer bom bacalhau” e, nalguns casos, os pratos que tinham como base este produto representaram 90 por cento das vendas em toda a semana.
Os estabelecimentos da zona histórica, e apesar do mau tempo, tiveram “lotação esgotada”, ao almoço e jantar, mas com maior pressão à hora de almoço. Nos restaurantes menos centrais a procura também se fez sentir e o bacalhau foi rei na maioria dos aderentes. Nalguns estabelecimentos registou-se um enorme crescimento do “Bacalhau à Bragança”, prato que todos tinham na ementa, em relação ao ano passado. “Verificamos que cresceu o “Bacalhau à Bragança” em detrimento de outros tipos de bacalhau”, referiu o responsável por um restaurante do centro da cidade. “Eu tenho todo o ano esse bacalhau e tem uma enorme saída”, referiu outro dos participantes, com um restaurante numa zona periférica, que continua a aplaudir a iniciativa e garantir a adesão em próximas edições. Mas há casos em que a procura do “Bacalhau à Bragança” não teve o mesmo sucesso: “Não sei o que aconteceu, no ano anterior este prato teve mais saída”, referiu uma das participantes, acrescentando que este facto não retira mérito ao evento em si, “e é claro que as pessoas sabiam da Semana Gastronómica do Bacalhau”.
Os números diferem de caso para caso, nem todos são unânimes em relação ao sucesso do prato designado de “Bacalhau à Bragança”, mas todos concordam que uma semana dedicada a este produto faz todo o sentido. “É verdade que os espanhóis já vêm naturalmente, mas acreditamos que este evento gastronómico é mais um motivo para virem”, alega um dos empresários participantes, com um restaurante no centro da cidade.

Assinaturas MDB