Bragança

“Do instrumental ao sensorial: um trilho e uma seara” no Museu do Abade de Baçal

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-08-10 09:30

Entrar dentro de uma eira após a ceifa de uma seara, sentir os odores da palha de centeio louro pelo sol, imaginar as ondas de espigas douradas agitando-se com o vento nos campos é uma experiência multissensorial transferida para o interior do Museu do Abade de Baçal (MAB), em Bragança, através da exposição “Do instrumental ao sensorial: um trilho e uma seara”, inaugurada na passada sexta-feira.
A instalação remete para outro trabalho levado a cabo por Alberto Carneiro, artista português, entre 1973/76, intitulado ‘Um campo depois da colheita para deleite estético do nosso corpo’. “É uma obra de arte que o público pode experienciar. Entra-se no museu e imediatamente cheira à palha do centeio”, explicou Jorge da Costa, diretor do Museu do Abade de Baçal, durante a inauguração.
A obra foi montada com todo o cereal ceifado durante o Festival de Música e Tradição da Lombada realizado em Palácios entre 26 e 28 de julho. “A ideia foi aproveitar e divulgar o trabalho que está a ser feito pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios com esta recriação, da segada e da malha tradicionais que acontecem sempre no último fim-de-semana de julho. Com o resultado desse trabalho poder apresentar, reconstruir ou refazer uma obra, o que é muito difícil que venha a acontecer de um grande artista português que foi o Alberto Carneiro”, referiu Jorge da Costa.

Assinaturas MDB