Diocese

EMRC: “Implicados para Transformar”

Publicado por Dina Pinto em Qui, 2023-10-12 11:09

No passado dia 4 de outubro realizou-se, no auditório da antiga Sede da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Reunião Geral dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Bragança-Miranda, que contou com a presença do bispo D. Nuno Almeida.

O Diretor do Secretariado Diocesano de EMRC, Jorge Novo, apresentou o Plano de Ação para o ano letivo 2023/24 que, acolhendo também sugestões apresentadas aquando da avaliação do ano letivo anterior, adota o lema “implicados para transformar”.

O mesmo responsável destacou ainda que “a EMRC na diocese deve incorporar, na linha do Papa Francisco, a linguagem das ideias, a linguagem do coração e a linguagem das mãos”, “deve implicar-nos a todos” para “fazer destacar a sua essência, que está não só no crescimento ético e na abertura à transcendência que propicia, mas também no incremento da disposição para o serviço, para a ajuda dos mais vulneráveis e para a transformação do mundo para ser mais justo e mais fraterno”.

A realização do projeto “Pontes de Relação na Escola” (diálogo e ação com diretores, lideranças, alunos, pais e encarregados de educação, paróquia, etc, a começar em janeiro), a formação creditada sobre “Práticas de Avaliação de EMRC” em fevereiro, o “XII Encontro de Alunos de Ensino Secundário – ENES”, em Bragança, nos dias 12 e 13 de abril, o XXII Encontro Nacional de EMRC do 1.º Ciclo, em 24 de maio e o Campo de Férias/Acampamento “Caminhar Juntos”, de 01 a 05 de julho de 2024, foram algumas das ações que mereceram maior destaque.

Jorge Novo expressou a “infelicidade” pela inexistência de qualquer hora letiva de EMRC nos Agrupamentos de Escolas de Alfândega da Fé, de Freixo de Espada-à-Cinta e de Vila Flor “que a todos deve fazer pensar para encontrar caminhos de esperança e realização da EMRC, para bem dos alunos e destas Escolas” e a felicidade pelo aumento substancial do número de horas e horários nos restantes Agrupamentos. Todos os horários a concurso na diocese obtiveram colocação. Ao todo, são 23 os professores da disciplina na diocese.

D. Nuno Almeida recordou aos professores da disciplina “a urgência de fazer propostas de sentido às vidas dos seus alunos” e enfatizou “os três A’s de um trabalho educativo verdadeiramente transformador” ou seja “a Atenção, o Anúncio e o Acompanhamento”, enquanto “palavras que sintetizam um programa educativo humanista e humanizador, que coloca a pessoa humana no centro e procura servir a verdadeira meta do trabalho educativo: a formação integral e plena do ser humano”.

O Secretariado agradeceu, ainda, ao presidente da UFSSMM a cedência do espaço.

Assinaturas MDB