Mirandela

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos defende novos modelos de resposta para idosos

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-09-21 09:36

É urgente que as estratégias do poder político nacional e local para as regiões de menor densidade populacional e com um elevado número de idosos “tenham como prioridade a implementação de novos modelos de resposta que não passem apenas pelos lares”.
O alerta foi lançado, em Mirandela, no passado sábado, por Rosário Mauritti, Coordenadora do Estudo “Territórios de bem-estar, assimetrias nos Municípios portugueses” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, uma das oradoras da iniciativa da concelhia do PSD “Pensar Global, Governar Local”.
Dar orientações para o tipo de políticas que devem ser implementadas para contribuir para a melhorar o bem-estar das populações. É esse o propósito do estudo. A sua autora defende que, por exemplo, para Mirandela, onde dois terços da população é idosa, a ideia será apostar em novos modelos para dar respostas a essa faixa etária. “É olhar para a população mais velha, perceber que se calhar aquele modelo tradicional de acolhimento dos mais velhos, através de instalações dos lares, se calhar não responde totalmente e não é operativo, tendo em conta que o envelhecimento é tão intenso e tão rápido. Temos que tentar encontrar outros modelos para os acompanhar e aqui se calhar vale a pena empostar em respostas qualificadas, diferenciadoras”, sustenta.

Assinaturas MDB