Aeromodelismo

Festival juntou 40 pilotos

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2015-06-11 10:15

Cerca de quatro dezenas de pilotos portugueses e estrangeiros participaram no Festival de Aeromodelismo que no passado fim-de-semana deu nova animação ao aeródromo de Bragança.
O evento que se realiza há 22 anos, com organização da Associação de Rádio Controle de Bragança, contou este ano com a presença de aeronaves de grande escala telecomandadas, planadores aérorrebocados, helicópteros e vôos acrobáticos. Luís Silva, presidente desta associação, referiu que a crise económica tem dado origem à retração da aquisição de modelos mais caros. “Em Bragança podia haver mais praticantes, mas está desviada do centro de vendas, o que impede a aquisição de aparelhos”, explicou o responsável.
O aeromodelismo é uma paixão que atrai pessoas de várias idades. Ainda que tenha fama de ser uma modalidade dispendiosa, com 100 ou 300 euros já é possível adquirir um aparelho, todavia há modelos que custam entre 4 e 7 mil euros.
Desde criança que José Miguel, de Famalicão, se interessa pelo aeromodelismo, o que começou por uma paixão que nutre pela aviação. Participa habitualmente em festivais por todo o país e estrangeiro. Está a preparar-se para o Campeonato do Mundo que vai realizar-se na República Checa. “Os jovens dedicam-se mais à competição, todavia o facto de não existir uma cultura de aviação em Portugal, o que afasta muita gente. Nesta modalidade não se trata só de fazer voar os aparelhos, há muita coisa por trás, como perceber a construção, a didática. Era uma boa forma de ocupar os tempos livres”, explicou José Miguel.

 

Assinaturas MDB